sexta-feira, 29 de abril de 2011

Bons planos de Deus para Israel e para a Igreja

 O texto em Jeremias 29.11-14 fala sobre os bons projetos de Deus para o seu povo.
Entendemos nestes versiculos qe tudo quanto o Senhor tem planejado para a nossa vida passa por quatro pontos: 1º os pensamentos do Senhor são de paz, e não de mal; 2º a intenção do Senhor é fazer-nos vitoriosos; 3º devemos buscá-lo de todo coração; e 4º o Senhor muda nossa vida melhor.
   A mensagem do Senhor nos versiculos citados foi revelada ao profeta Jeremias quando o povo israelita estava exilado na babilônia. São profecias sobre a restauração do povo israelita como nação, as quais se cumpriram em parte, no primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia ( leia em Esdras 1.1,2). Porém, a restauração de Israel terá o seu pleno cumprimento após a grande tribulação, quando Cristo voltar à terra ( Zacarias 14.4). Nesse dia não somente os Judeus, mas também todas as nações se reunirão para em Jerusalém adorar ao Senhor dos senhores e Rei dos reis.
   Espiritualmente, a Igreja é considerada o Israel de Deus. Ela se tornou herdeira das mesmas promessas escritas em Jeremias 29.11-14 por meio da morte e da ressurreição de Jesus Cristo. Mas somente poderemos ser abençoados se obedecermos aos mandamentos do Senhor na condição de novas criaturas em Cristo, pois conforme escreveu o apóstolo Paulo aos cristãos da Galácia: Porque em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. E, a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre o israel de Deus.

                                     --- Gálatas 6. 15,16 ---