domingo, 22 de janeiro de 2012

Shalom, Shalom (Perfeita Paz)

SHALÔM ! SHALÔM !
 “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita PAZ aquele cujo propósito é firme; porque confia em Ti. Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna.” (Isaías 26.3,4)
 O PROBLEMA – UM CORAÇÃO DIVIDIDO
 II Crônicas 25, relata a trajetória inconstante de um Rei, Amazias, onde a metade do deste capítulo relata sua vitória contra o inimigo (edomitas). E a outra metade sua derrota (contra o rei de Israel, Jeoás) e fracasso como rei. Por que o desequilíbrio? Lemos no verso 2 “Fez o que era reto perante o SENHOR; porém não com inteireza de coração.”
 Diante do SENHOR a dúvida, a incerteza, o coração dividido são atitudes graves que resultam em consequências trágicas. Lemos em Oséias 10:2: “O seu coração está dividido; por isso serão culpados”. Por isso Israel permaneceu no deserto (Salmo 78:36,37).
Tiago afirma “O que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do SENHOR alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos “. (Leia também Efésios 4:14)
 A SOLUÇÃO – DA AREIA PARA PEDRA
 Jesus muda o caráter de um homem. Em Mateus 16.17 Jesus afirma “Tu és Simão do hebraico “Shim on” que quer dizer aquele que ouve, ouvinte; em seguida o Senhor afirma: “EU te digo que tu és PEDRO”. Do Latim “Petros” (correspondente a Céfas no hebraico) que quer dizer pedra, rocha. Jesus ensinou sobre o perigo de ser ouvinte e não praticante da suas palavras (será grande a sua ruína), em oposição ao ouvinte praticante, que será como o que constrói sua casa na rocha (não será abalada).
No hebraico a palavra para mente, coração no texto de Isaías é “yeçer” que significa imprimir diretrizes. No grego/latim a palavra é “ânima” que também quer dizer alma, e de onde deriva a palavra ânimo de Tiago 1. Ambas as expressões nos leva a entender que é necessaria mais do que um desejo para alcançar objetivos. Tem que haver determinação e firme propósito.
 O Ap. Paulo diz em Romanos 14:5b “Cada um tenha uma posição bem definida em sua própria mente.”
 Jesus afirmou: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e detoda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” (Lc 10.27).
 A RECOMPENSA – SHALOM SHALOM
 Afirmações do Principe da PAZ: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Jo 14:27).
 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (Jo 16:33).
 E o que tudo isso tem haver com abundância? TUDO. Leia I Coríntios 15:58 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre ABUNDANTES na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” A Abundância é resultado de uma vida com propósitos firmes nos quais nós perseveramos.
 O SENHOR conservará em PERFEITA PAZ… ao que confia nEle.
- Confie no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna.
 SHALOM! SHALOM!
 Pr. Sérgio Augusto Almeida