quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Descoberta arqueológica pode revelar muito sobre origem do Cristianismo

James D. Tabor é doutor em Estudos Bíblicos pela Universidade de Chicago. Atualmente é o presidente do Departamento de Estudos Religiosos da Universidade da Carolina do Norte. Seus estudos concentram-se nas Origens Cristãs e no Antigo Judaísmo, incluindo os Pergaminhos do Mar Morto.


O controvertido arqueólogo James Tabor ressurge com nova “evidência bombástica”
Autor renomado, sua atual pesquisa envolve o Judaísmo na Época de Jesus, Os Pergaminhos do Mar Morto e outros documentos antigos relativos à compreensão da história de Jesus. Seu livro mais famoso, A Dinastia de Jesus: A história secreta das origens do cristianismo, foi publicado em 2006.
Ele ficou mundialmente famoso pela descoberta de uma tumba datada do século I. Das 10 ossadas encontradas nos diversos caixões, em seis delas havia nomes inscritos: Jesus, filho de José, Judá, filho de José, Judá filho de Jesus, Mário, José, Mateus e Maria Madalena. Estudos forma publicados e um documentário produzido pelo cineasta James Cameron e exibido pelo Discovery Channel sobre “O sepulcro esquecido de Jesus” o fizeram anunciar que aquela era “a maior descoberta arqueológica da história”.
Agora ele lança um novo livro: “A Descoberta de Jesus: Novo achado arqueológico revela o nascimento do Cristianismo”, que promete mexer com os conceitos que possuímos sobre o cristianismo do primeiro século. Escrito em parceria com Jacobovici Simcha, que foi o diretor do documentário “Túmulo Secreto”. Cheio de controvérsia, muitos o atacaram por querer desmistificar o cristianismo e “forjar” uma tumba para Jesus e seus familiares.
Os arqueólogos relataram que em 2012 fizeram outra descoberta “sem precedentes”, relacionada a Jesus e ao cristianismo primitivo. Algo que poderá “aumenta significativamente a compreensão sobre Jesus, seus primeiros seguidores e do nascimento do cristianismo”, escreve.
A descoberta seria a primeira evidência arqueológica de uma fase do cristianismo que antecederia a escrita dos evangelhos do Novo Testamento. Seria também o primeiro exemplo de arte cristã.
Trata-se de um túmulo lacrado, datado do primeiro século. Chamado por eles de “a sepultura do Pátio”, foi descoberta no canteiro de obras de uma construção em 1981 em Talpiot, subúrbio de Jerusalém, a menos de dois quilômetros ao sul da Cidade Velha.
Essa descoberta também forneceria novas evidências para avaliar o “túmulo de Jesus, filho de José”, descoberto um ano antes e que ficou internacionalmente famoso por causa do documentário da Discovery.
Ao que parece, os arqueólogos continuam tentando mostrar que Jesus foi, de fato, enterrado em uma tumba comum. Para eles, os dois túmulos encontrados provavelmente estariam numa propriedade rural pertencente a José de Arimatéia, rico membro do Sinédrio, que segundo os evangelhos, assumiu o comando oficial do sepultamento de Jesus.
Acessar a sepultura selada do Pátio foi um grande desafio. Primeiro o tecnológico. Foram feitos uma série de furos de oito polegadas no subsolo do condomínio e colocada uma micro câmera adaptada para filmar no escuro. O segundo desafio foi o burocrático. Para investigar esse tipo de túmulo é necessário fazer acordos com os proprietários do edifício construído sobre ele, a Autoridade de Antiguidades de Israel, que controla a permissão para realizar qualquer trabalho arqueológico em Israel, a polícia de Jerusalém, cuja tarefa é manter a paz e evitar a incitação à revolta; e o Heredim, as autoridades ultra-ortodoxas, cuja missão é proteger todos os túmulos judaicos, antigos ou modernos, de qualquer tipo de perturbação.
Um braço robótico e uma “câmara cobra” foram inseridas através dos furos no piso do edifício acima da tumba. A sonda  foi capaz de alcançar todos os ossuários e fotografá-los por todos os lados, revelando as novas inscrições. 
“Tudo neste túmulo parece incomum, quando contrastado com o que normalmente se encontra inscrito em ossários de túmulos judaicos desse período”, disse Tabor. “Dos sete ossários restantes no túmulo, quatro deles possuem características incomuns.”
Há gravuras em cinco das sete ossuários: um símbolo enigmático no ossuário 2 (possivelmente as letras Yod Heh Vav Heh ou “Javé” em letras estilizadas que podem ser lidos como o grego ou hebraico), a inscrição ” MARA “em letras gregas (que Tabor traduz como a forma feminina de” senhor “ou” mestre “em aramaico) no ossuário 3; uma palavra indecifrável em letras gregas no ossuário 4 (possivelmente um nome começando com” JO … “), uma inscrição de quatro linhas em grego no ossuário 5 e, finalmente, e mais importante, uma série de imagens no ossuário 6, incluindo a grande imagem de um peixe com uma figura humana saindo de sua boca.
A maioria dos arqueólogos que investigam a história do antigo judaísmo e do cristianismo primitivo discordam sobre as “evidências arqueológicas confiáveis”, diretamente relacionadas com Jesus e seus primeiros seguidores. Jesus nasceu, viveu e morreu em Israel. A maioria dos estudiosos concorda que ele nasceu por volta de 5 aC e morreu por volta de 30 dC. Existem evidências arqueológicas abundantes deste período relacionado com a Galileia, onde começou a sua pregação e campanhas de cura, e de Jerusalém, onde foi crucificado.
Existem boas evidências relacionadas com Herodes Antipas, o sumo sacerdote Caifás, e Pôncio Pilatos, que o mandou crucificar. Mas não existe nada que retrate o início do cristianismo datado do primeiro século. Pelo menos até agora.
Os exemplares mais antigos do Novo Testamento são do início do século 4 dC., mais de duzentos anos após a vida de Jesus. Alguns fragmentos de papiros do Novo Testamento foram datado do século 2 dC. Se a descoberta alardeada por James Tabor for confirmada por outros estudiosos, será o maior registro arqueológico sobre a vida cristã da história. Seus críticos dizem que Tabor quer apenas vender mais um documentário para a TV e questionam a veracidade de seus achados.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Os Donos de Nada


   Muitas vezes, encontro um enorme adesivo que diz “Propriedade do Senhor Jesus”. Geralmente, está em um carrão bonito. Tipo de coisa muito chique. Mas nunca vi num fusquinha 64. O que me leva à seguinte pergunta. O fusca também não pertence ao Senhor Jesus? Que pertence, pertence. Afinal. “Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés”. (Isaías 66:1). Deus fez tudo. É o dono de tudo. E o fusca está incluído no pacote. 

   Louvar a Deus é um reconhecimento da sua majestade. O cristão reconhece a glória do Altíssimo e louva naturalmente suas obras. Não gosto da mensagem desse adesivo por várias razões. Uma delas é que um carro do ano, por mais valioso que seja, não passa de uma ninharia perante as realizações do Senhor. Eu colocaria “Propriedade do Senhor Jesus” nas galáxias. Nos milhões de estrelas que povoam o universo. Na intricada estrutura do DNA. Mas num simples carro?!... Sei não. É até uma blasfêmia. Fazer pouco de quem é o Senhor de tudo.

   Outra razão, para meu desagrado, é que ao ler o tal adesivo, parece que o louvor é dirigido para a criatura e não para o Criador. Nos levando a entender outra coisa. A verdadeira mensagem não seria aquela que está estampada no adesivo. Mas se encontra subentendida. Ocultada por dissimulação da vaidade e suas astúcias. Louvores espalhafatosos ao Criador em luxuosos bens materiais sugerem que só foram obtidos porque a fé de quem os possui é maior que a de seu semelhante. E aí reside o pecado da soberba. A pedra de tropeço em que caem os que se acham superiores na fé. Ostentando serem mais justos que seus irmãos. Porém, não foi assim que Jesus pregou. Mas a humildade no lugar da vaidade. “Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens”. (Mateus 6:2)

   Mais um outro motivo. E esse amplamente repudiado. Colidindo frontalmente com a tal Teologia da Prosperidade. A grande abominação que está lotando as igrejas de pessoas gananciosas. Como também transformando congregações em supermercados da fé. Desde quando o Altíssimo foi reduzido a um simplório deus interesseiro? Jamais Ele compraria a fé de alguém com uma ferrari, uma mansão ou seja lá o que for. A legítima fé no Santo de Israel é seu temor verdadeiro.

   Pensar que a fé exige prosperidade incondicional não passa de uma cilada do demônio. Muito longe dos propósitos do Criador. “Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde? Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra. Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti na tua face!” (Jó 1:9-1) Entretanto, contrariando a satanás, Jó se manteve íntegro. Seu coração tinha colocado o Deus Vivo acima das riquezas do mundo.

   Muitos estão alegando que condenar a Teologia da Prosperidade é se conformar com a pobreza. Optar por ser um miserável e achar bonito. Uma enorme mentira ou ignorância. Essa teologia passou a ser contestada, não por desejar que todo cristão tenha uma vida decente, o que lhe é um direito básico. Mas por claramente valorizar as riquezas ao invés de Deus. “E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.” (Mateus 6:22)

   Também há uma questão importante a considerar. Aquilo que é de Deus pertence a todos nós. O Criador não reservou seus pequeninos bens, como este planeta inteiro, apenas para alguns. Qualquer ser humano mora nele. E sem pagar aluguel.  Por isso, se alguém coloca “Propriedade de Jesus” em alguma coisa, ela é de qualquer um. Colocou na sua casa? Então, qualquer desabrigado tem o direito de morar nela. Infelizmente, na prática isso não acontece. Sendo assim, esse é um elogio a Deus só em palavras. Mas negado em ações. Ealguém que se comporta assim pode ser chamado de hipócrita.

   Jesus foi bastante cuidadoso em nos alertar contra as armadinhas deste mundo. Uma delas fez um jovem, diante da face de Cristo, recusar os caminhos da salvação. Esse moço era dono de muitos bens. O Senhor pediu que os abandonasse, para segui-Lo. Mas ele recusou. Naquele momento, não tinha o adesivo “Propriedade do Senhor Jesus” no único lugar em que precisaria ter colocado. Em seu coração. Só assim, compreenderia que não somos dono de nada. Mas Deus é o dono de tudo.


A Paz do Senhor
Rutinaldo Miranda Bastista Júnior
Foto: Guilherme Jófili

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Um Tempo pra Deus

    Nesse mundo, estamos cada vez mais ocupados. Já virou um clichê. Quase sempre escutamos de alguém que está sem tempo pra tudo. Inclusive, até nós mesmos nos incluímos nessa categoria. A dos Sem-Tempo. Sem tempo pra casa, pros filhos, pros amigos. Sem tempo pra Deus. 

   A palavra do Senhor diz “E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?” (Mateus 6;27). É frustrante viver competindo contra o relógio. Impossível dominar o tempo. Pois o tempo pertence a Deus. Um dos segredos de viver com serenidade consiste em saber dar tempo a ele mesmo. Tempo ao tempo. Reconhecer que há tempo para tudo. E não fazer tudo ao mesmo tempo. Mas na hora em que for apropriado. “Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar” (Eclesiastes 3;2-4) Quem vive sem tempo até para Deus vira um escravo dos segundos, dos minutos e de suas horas. Perde o discernimento de que, nessa vida, qualquer coisa é passageira.

   Assim como, nós mesmos. Todos os nossos compromissos vão passar. E suas preocupações também. Infelizmente o que fica, ou melhor, o que se perdeu foi a oportunidade de tocar a vida sem tantas angústias. Tendo uma vida digna de ser vivida. Depositando em Deus a confiança diante de nossos problemas. Esperando nEle a nossa vitória diante da morte. “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” (Mateus 6;33-34).

   Enfim, colocando o Senhor acima de todas as coisas, vislumbramos de forma nítida a importância secundária do restante. A falta de tempo não se torna nosso carrasco. Reconhecemos, finalmente, que há um tempo pra tudo. Até para, ao estar navegando pela internet, encontrar esse texto aqui. E pensar se não foi Deus que o colocou em teu caminho.

A Paz do Senhor
Rutinaldo Miranda B. Júnior

Foto: Nicolasnova

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Deus Está Morto?

   O Senhor vive eternamente. “Antes que nascessem os montes, ou que tivessesformado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus” (Sal. 90;2). E a manifestação da glória do Senhor está por toda parte. Como não reconhecer seu sopro divino em cada ser vivente? 
   O pequenino pláncton, que está no mar, é considerado um grandioso milagre. Um prodígio da Criação. É microscópico no tamanho, mas serve como base da cadeia alimentar nos oceanos. Dele, alimentam-se  os gigantes dos mares, como a baleia azul. Maior de todos os seres vivos da Terra.  Mas, deixando de lado o pláncton e considerando todo o universo, a questão agora muda de figura. Ganha proporções infinitas. Uma harmonia celeste que toda a sabedoria humana apenas resvala em decifrar. E que tal ir do cosmo ao átomo? Do extremo da grandeza para o extremo da pequenez, mesmo a lógica se trai. O que deveria ficar ainda mais simples acabada se tornando supercomplicado. Tão difícil de entender, que os cientistas passaram a investigar a existência de uma inusitada partícula, chamada de “Partícula de Deus”, para fechar suas intricadas equações. Evidências notáveis de que o mero acaso não pode ser o autor de tudo isso. Há algo mais. Uma inteligência suprema agindo à nossa volta. O toque de um criador.

  

   O homem é carne e espírito. Nele se lançam a soberba e outros pecados que o induzem às trevas. A altivez de muitas coisas, dentre elas do próprio saber, é uma porta aberta para ir se afastando do Senhor. Mas com a graça que adquirem os humildes pode-se reverter esse processo. Se isso não acontece, aos poucos, essa distância vai aumentando. Até o descrente alcançar o máximo da sua solidão frente ao divino. Nessa região sombria, rejeitando a presença de Deus em seu coração, se consolida plenamente a idolatra de si mesmo e da sua pretensa sabedoria. Que inevitavelmente se encontra fadada a retornar ao pó da terra. Com proclamações de frases do tipo “Deus está morto”. Na verdade, uma afirmação falsa. O Deus Vivo não morre. Ele é absoluto.  Quem morre é a carne, levando consigo os seus pecados. E lamentavelmen-te até nossa salvação. Ao desprezarmos o Caminho, a Verdade e Vida a que todos temos direito.

A Paz do Senhor
Rutinaldo Miranda B. Júnior   
Foto: NASA
“Diz o néscio no seu coração: Não há Deus” (Salmo 53;1). A nossa fé no Criador dos Céus e da Terra, Nosso Senhor Jesus Cristo, é também nossa esperança de uma vida eterna. De antemão, o tolo nega a Deus, sem ao menos buscar conhecê-Lo. Rejeitando, assim, sua salvação. Existe um obstáculo que o impede de buscar ao Altíssimo. Na verdade, uma maldição que resolveu priorizar, e a que faz referência Jeremias 17;5. “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!” Quem nega a Deus está se firmando apenas na limitada sabedoria humana.  Apenas o racionalismo não é suficiente para adquirir o pouquinho que podemos da compreensão da glória de Deus.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Carta de um Cristão

   Meus irmãos na fé, a carta abaixo é para lutarmos contra a aprovação da PLC 122, no Senado, que transforma em criminosos todos os cristãos que defendam a Palavra de Deus, contrária à prática homossexual. Repassem a toda Igreja. Que cada membro assine e envie aos e-mails dos senadores. Esses e-mails estão em: 

   Faça a sua parte. Vamos defender nossas famílias contra essa abominação diante do Senhor. Já quiseram obrigar nossos filhos a achá-la normal, ensinando nas escolas. Agora, se esforçam para aprovar uma lei, nos impedindo de comentar livremente a Bíblia. A Palavra de Deus não admite cabresto. Prove que é um cristão de ação. Lute conosco.

A Paz do Senhor,
Rutinaldo Miranda Batista Júnior 
Foto: Staralee                                                



                                                                CARTA DE UM CRISTÃO



   Prezado(a) Senador(a),



   Eu não sou um criminoso. Sou um cristão. Não pego em armas nem vendo drogas. Mas agora estou prestes a ir pra cadeia. Meu crime é seguir a palavra do Deus Vivo. Esse mesmo Deus que, para alguns, está crucificado aí na parede desse plenário. E para outros, não passa de um mero enfeite. Mas que, para mim, vive e habita realmente no meu coração.
  
   Quero informar que também sou humano. E tenho o direito de louvar ao meu Criador. A minha fé não é movida pelo ódio. Ao contrário, do que amplamente andam caluniando. Se creio que somos todos filhos do mesmo Pai Celestial, então somos todos irmãos. Por isso, qualquer agressão ao meu semelhante também é uma agressão à minha pessoa. E também à minha crença. Não encaro os homossexuais como meus inimigos. Mas exijo o respeito de não ser tratado como bandido por levar um bíblia debaixo do braço.

   A aprovação da PLC 122, que pretende amordaçar a minha fé, longe de se uma conquista contra a homofobia, é uma vitória da “cristofobia”. Esse feroz ódio aos cristãos que se traduz em colocar na cadeia, por até cinco anos, quem não se envergonha de seguir os passos do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Espero uma resposta objetiva sobre sua posição a respeito.



                                                                                              Que Deus te abençoe,

                                                                                  __________________________                             


 
                                                                CARTA DE UMA CRISTÃ



   Prezado(a) Senador(a),



   Eu não sou uma criminosa. Sou uma cristã. Não pego em armas nem vendo drogas. Mas agora estou prestes a ir pra cadeia. Meu crime é seguir a palavra do Deus Vivo. Esse mesmo Deus que, para alguns, está crucificado aí na parede desse plenário. E para outros, não passa de um mero enfeite. Mas que, para mim, vive e habita realmente no meu coração.
  
   Quero informar que também sou humana. E tenho o direito de louvar ao meu Criador. A minha fé não é movida pelo ódio. Ao contrário, do que amplamente andam caluniando. Se creio que somos todos filhos do mesmo Pai Celestial, então somos todos irmãos. Por isso, qualquer agressão ao meu semelhante também é uma agressão à minha pessoa. E também à minha crença. Não encaro os homossexuais como meus inimigos. Mas exijo o respeito de não ser tratada como bandida por levar um bíblia debaixo do braço.

   A aprovação da PLC 122, que pretende amordaçar a minha fé, longe de se uma conquista contra a homofobia, é uma vitória da “cristofobia”. Esse feroz ódio aos cristãos que se traduz em colocar na cadeia, por até cinco anos, quem não se envergonha de seguir os passos do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Espero uma resposta objetiva sobre sua posição a respeito.



                                                                                            Que Deus te abençoe,
                                                               
                                                                              _________________________
                                                                                                         

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Características de um bom soldado

soldadoTexto: II Timóteo 2:3-5
Introdução:
A. Todos temos tido a oportunidade de observar filmes onde se fala acerca do exército, como treinam, o armamento que utilizam, e como lutam em uma batalha.
B. Tudo isto desde o ponto de vista terreno.
C. A Biblia descreve o cristão como um soldado de Jesus Cristo.
D. O que mais falou acerca deste assunto foi o apóstolo Paulo (I Timoteo 6:12; II Timoteo 4:7-8; Filipenses 2:25; II Timoteo 2:3; Efésios 6:10-18).
E. Lamentavelmente muitos cristãos não se deram conta de que são cristãos no exército de Cristo.
F. Nesta noite, estaremos observando as características de um bom soldado de Jesus Cristo.
G. Ao considerar estas características, refletiremos quanto a nossa vida como cristãos, e façamos uma pergunta: Tenho estas características em minha vida? Se não, sua vida estará em perigo.
De acordo com a Biblia, as características de um bom soldado de Jesus Cristo são...
A. Todos os soldados desde o ponto de vista terreno conhecem o seu inimigo.
B. Os soldados de Jesus Cristo devem conhecer o seu inimigo.
C. O que é que devemos conhecer?
D. A Biblia descreve Satanás como:
a. Nosso inimigo (Mt. 13:39)
b. Nosso adversário (I Pedro 5:8)
c. O leão que ruge (I Pedro 5:8)
d. O tentador (I Ts. 3:5; Mt. 4:2)
e. O maligno (I João 5:19)
f. A antiga serpente (Ap. 12:9)
g. O deus deste século (II Co. 4:4)
E. Muitos cristãos não estão familiarizados com este inimigo.
F. O soldado de Jesus Cristo deve conhecer as estratégias de Satanás, como ele nos tenta, e como ele faz para que caiamos e nos afastemos da fé.
G. Portanto, o bom soldado de Jesus Cristo conhece o seu inimigo.
A. Todo soldado desde o ponto de vista terreno sabe que quando vai a guerra as coisas não serão um mar de rosas.
B. Cada soldado é preparado psicológicamente para o sofrimento. Eles sabem que sofreram.
C. Bem, o mesmo acontece com o soldado de Jesus Cristo.
D. A Biblia nos diz que como soldados sofreremos (II Timoteo 3:12; Filipenses 1:29; João 16:33; Mt. 5:10-12; João 16:2). Não há dúvida alguma de que nesta vida sofreremos por servir a Cristo.
E. Tens preparado sua vida para o sofrimento? Tens dado conta de que de uma maneira ou de outra sofrerá nesta vida por seguir a Cristo?
F. Todo soldado de Cristo que não se prepara para sofrer não poderá ser um bom soldado.
G. Portanto, outra característica do bom soldado de Cristo é que ele prepara sua vida para sofrer.
A. Todo soldado terreno conhece suas armas do lado avesso e do lado direito.
B. Nenhum soldado vai a guerra sem suas armas. Por que? Porque fazer isto é ir a uma morte automática.
C. O bom soldado de Jesus Cristo usa toda a armadura que Deus lhe tem proporcionado.
D. Esta armadura é mencionada no capítulo 6 da carta aos Efésios (Ef. 6:10-18)
E. Qual é esta armadura?
a. A verdade
b. Couraça da justiça
c. Calçado
d. Escudo da fé
e. Capacete da salvação
f. Espada do Espírito
g. A oração
F. Com esta armadura o cristão / soldado de Jesus Cristo pode vencer o inimigo.
G. Você está utilizando esta armadura de Deus?
H. Muitos soldados chegaram a ser uma baixa no exército de Cristo porque não utilizaram a armadura de Deus.
I. Portanto, o bom soldado de Cristo utiliza toda a armadura de Deus.
A. Nenhum soldado terreno vai a batalha pensando que será derrotado.
B. Todos eles mantém seu foco na vitória e se mantém otimistas.
C. O bom soldado de Cristo mantém seu foco na vitória.
D. A Biblia estabelece o fato de que a vitória pertence ao exército de Cristo.
E. Observe os seguintes textos (I Co. 15:58; II Co. 2:14; Romanos 8:36-39; Romanos 8:31; Mt. 28:20; I João 4:4; Êx. 14:14; Naúm 1:7)
F. A Biblia tem prometido benção para os que vencem (Ap. 2:10; 3:5; Tiago 1:12; II Timoteo 4:7-8).
G. Você tem mantido seu foco na vitória?
H. O exército de Cristo é o mais poderoso que existe. Ninguém pode contra os soldados que seguem o Comandante.
1. Nesta noite temos observado as características de um bom soldado de Jesus Cristo.
2. Quais são estas características?
a. Conhece o seu inimigo
b. Prepara sua vida para sofrer
c. Utiliza toda a armadura de Deus
d. Mantém seu foco na vitória
3. Deus nos ajude a ser um bom soldado, e lutar a boa batalha da fé.
Pr. Aldenir Araújo

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

No monte da entrega absoluta


2 
abraao_isaqueTexto: Gênesis 22:1-14
Introdução: Moriá é sinônimo de sacrifício e abnegação. Nesse monte, o patriarca Abraão passou a maior prova de sua carreira espiritual. Neste monte encontramos uma das mais nítidas imagens do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário. Parece que Deus usou a vida de Abraão como uma tela para pintar o retrato de seu próprio coração, como Ele voluntariamente deu o seu próprio Filho querido para morrer pelo pecado do homem. Esta é geralmente a forma como abordamos esta passagem. No entanto, há outra dimensão para este texto.
Gostaria de olhar para esta passagem do ponto de vista de Abraão. Quando eu leio a Bíblia, eu sou confrontado com a verdade que nenhum outro homem na Bíblia foi convidado a dar tanto. No entanto, como o sacrifício de Abraão ao Senhor é oferecido, não vemos nele o coração de um homem devastado quebrado. Em vez disso, vemos o coração de um adorador! Eu acredito que há lições que podemos aprender com Abraão hoje.
Como você e eu ao passar por esta vida, vai haver exigências feitas nas nossas vidas por Deus. Muitas vezes, essas exigências exigirão sacrifícios pessoais e profundos da nossa parte. De uma perspectiva humana, podemos não querer participar do que Deus nos chama a fazer. Contudo, a exigência de Deus na minha e na sua vida, é absoluta e inquestionável obediência à sua perfeita vontade, I Sm. 15:22; Rm. 12:1-2. Embora saibamos disso, há ainda uma parte de nós que quer se rebelar contra a ordem de Deus para nossas vidas. Hoje, eu gostaria de juntar-nos a Abraão como ele escala o monte da rendição absoluta. Há medidas que devemos tomar se nós vamos escalar o monte. Vamos nos juntar a este grande homem de Deus nesta montanha e ver o que é necessário para que também possamos estar no monte da entrega absoluta.
I. Envolve percepção. V. 1-2. Devemos estar em posição de ouvir Deus.
A. Isto exige um relacionamento - Abraão veio a conhecer o Senhor em Gênesis capítulo 12. A realidade de sua conversão é revelada em Gn 15:6. Seu relacionamento com os outros havia sido freqüentemente duro, Ló - 12:4; Egito - 12:10-20; Agar - 16:1-4; Gerar - 20:1-18. Ele não era perfeito, mas ele conhecia o Senhor. E você? Você já foi salvo?
B. Isso exige prontidão - Assim que Deus fala, Abraão responde!
Isto implica que ele estava ouvindo a voz do seu Senhor, e ele não estava enganado. Deus está à procura de pessoas que querem estar em um relacionamento profundo e íntimo com Ele - João 4:23. Se você tiver fome de Deus, você não irá se decepcionar!
C. Isso exige uma revelação - Deus revelou Seu plano para a vida de Abraão.
Esta era uma parte necessária do processo, pois ninguém pode conhecer a mente de Deus até que seja revelado pelo próprio Deus.
1. Observe como Deus define suas ordens - "teu filho, teu único filho Isaque, quem amas" O filho de Abraão, Ismael já tinha sido mandado embora. Agora, vem a ordem que levaria também Isaque. Deus estava pedindo tudo que Abraão tinha! Todas as suas esperanças, seus sonhos e seus planos estavam em Isaque. Deus diz: "dá tudo para mim!" Deus não quer nada menos do que tudo - Rm. 12:1; Lucas 14:26-27.
2. Observe como Deus detalha suas ordens - Deus foi muito preciso sobre o que Abraão deveria fazer. (Quando Deus fala, Ele pode não revelar todos os detalhes do seu plano, mas o próximo passo será sempre bem claro.)
3. Observe como Deus escurece suas ordens - Deus não explica o "porquê" para os homens! (Será que o "porquê?" Importa mesmo? Não! A fé sabe que o caminho de Deus, sempre leva ao que é bom para nós e para a glória dele. Romanos. 8:28.)
II. Envolve preparações. V. 3-5. Quando observamos Abraão fazendo o que o Senhor ordenou, vemos um homem que está completamente preparado. Há três áreas em que Abraão fez sua preparação.
A. Suas mãos estavam preparadas. V. 3 - Abraão não perdeu tempo, mas conseguiu e reuniu tudo o que ele precisava para fazer o que Deus havia ordenado. Há uma urgência nas ordens de Deus. No momento que ele chama é o momento em que você deve agir - João 9:4. A negligência tem causado a morte de muitas profundas experiências espirituais. Se há algo que vale a pena fazer para o Senhor, vale à pena fazer direito! Que possamos sempre recusar construir com materiais baratos! 1 Co. 3:12.
B. A sua cabeça estava preparada. V. 4-5 - Abraão tinha três dias e três noites para pensar sobre o que estava prestes a acontecer. Para ele, não fazia nenhum sentido tudo aquilo, mas ele fez sem questionar! Tudo o que ele sabia era que: 1.) Isaque era o futuro - Gn. 17, - 2.) Deus queria Isaque de volta! Embora ele não pudesse fazê-lo mentalmente, pela fé, ele estava disposto a obedecer a Deus. Esta é a chave para a vitória espiritual consistente! Somos chamados a andar pela fé, Rm. 1:17; II Coríntios. 5:7. Deus nos ajude a chegar ao lugar onde, mesmo quando os mandamentos de Deus não faz absolutamente nenhum sentido, nós ainda obedecemos sem questionamentos ou reservas!
C. Seu coração estava preparado. V. 5b - Abraão sabia porque estava lá. Ele foi lá para oferecer seu filho amado a Deus. Ele estava lá para dar tudo que estava presente naquele dia e tudo o que foi prometido para amanhã. Ainda,
assim Abraão olhou para aquele pedido de Deus como um serviço de adoração! Adoração - É atribuir valor a alguém! A adoração é ter um lugar de absoluta humildade perante Deus, deixando assim Ele, sozinho, no lugar de exaltação! Abraão viu Deus como sendo digno de receber tudo o que tinha sem causa ou sem reserva. Como ele poderia fazer isso? Porque Abraão sabia que Deus honra sempre a sua Palavra - Hb. 11:17-19. Observe sua declaração de fé em Gn 22:8 - "tornaremos a vós!" Este é o lugar onde Deus quer nos fazer chegar! Ele quer que você e eu estejamos em um lugar na vida onde ninguém ou nenhuma coisa em nossas vidas é mais precioso para nós do que Ele! Você pode dizer honestamente que Deus é mais importante para você que qualquer outra coisa na vida? Tenha cuidado antes de responder! Mat. 10:35-37. Você honestamente tem chegado ao lugar de total e absoluta entrega a Deus? Onde você está em relação a este assunto de entrega total? Você veio ao lugar onde nada é mais precioso do que Deus.
III. Envolve participação. V. 6-14 A. Esta participação é pessoal. V. 6 - Abraão pessoalmente colocou a lenha sobre Isaque. Ele pessoalmente tomou o fogo e o cutelo e ele pessoalmente tomou o caminho. Para Abraão, este foi um caso de empenho pessoal e sacrifício. Este tipo de vida foi modelado por Calebe - Josué. 14. O próprio Jesus é o exemplo supremo - Fp. 2:5-8, Lucas 22:42. E você, está pessoalmente, intimamente envolvido com Deus e Sua obra? Deus tem um plano perfeito, precioso para sua vida. Só com a sua participação ele será realizado.
B. Esta participação é profunda. V. 7-10 - Abraão obedeceu de boa vontade e completamente a ordem de Deus. Em nada ele desistiu de tudo o que tinha desejado, vivido e amado! O que é um ato de amor e adoração! Tens chegado a este lugar em sua vida? Como pode Abraão fazer isto? Fácil! Isaque já estava morto! Ele morreu no versículo 2, quando Deus o pediu para ele. Esse foi o nível de comprometimento deste homem com o senhor! E, Esse é o segredo para chegar ao cume do monte de absoluta rendição. Isaque já tinha sido oferecido no coração de Abraão!
C. Esta participação é poderosa. V. 11-14
1. Recebeu provisão de Deus. V. 11-14
 - Abraão entregou Isaque e o consegui de volta porque estava disposto para Deus. Simplificando, a fé de Abraão honrou o Senhor e Deus, por sua vez honrou a fé de Abraão.
Pense nisso, enquanto Abraão e Isaque subiam de um lado da montanha, um carneiro estava chegando do outro lado da montanha! Deus já tinha ido à frente e abriu o caminho! Isso ainda funciona! Nosso Deus ainda é o Jeová-Jiré. Quando fazemos o que Ele nos diz, não se importando com o que custo, nós vamos ver ele abençoar de uma maneira profunda!
2.  Ele recebeu o louvor de Deus. V. 12 - Abraão começou a ouvir o Senhor dizer: "Eu estou muito contente com você! "Este versículo aponta para todo o propósito por trás desse episódio. Deus queria que Abraão estivesse no lugar de total entrega e amor Ele. Isso é o que acontece em nossas vidas também! Deus não quer seu Isaque, Ele quer você! Existe alguma coisa em sua vida que você não está disposto a dar para o Senhor?
3. Ele recebeu a promessa de Deus. V. 15-19 - Deus renovou sua aliança com Abraão. Este é apenas um lembrete de que a condição de sua relação ainda estava intacta. Deus sabia o que Abraão iria fazer! Ele pôs à prova Abraão, para que pudesse ver o que estava em seu coração. Ele foi levado para um lugar abençoado de paz, provisão e promessas, porque colocou Deus antes de tudo na vida. Se você realmente quer o melhor de Deus, você deve colocar Deus em primeiro lugar, Mat. 6:33
Conclusão: Então, tudo que você tem são totalmente, absolutamente entregue a Deus? Deus realmente não está interessado em seu Isaque, é você que Ele quer! Será que ele tem tudo de você?
Pr. Aldenir Araújo

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Você tem agenda para Deus?

Texto: Lucas 14:15-24
Introdução: Cristo vai a uma ceia junto com os fariseus e nesse jantar Ele passa a ensinar sobre o Reino de Deus. Fala sobre humildade e sobre o festejar com os pobres.
Na parábola da grande ceia, mostra como as pessoas com preocupações terrenas desprezam o chamado de Deus.
Cristo afirma que essa postura os impede de ter acesso ao SENHOR.
Sobre humildade, Jesus ensina que essa consiste em priorizar o outro. A prioridade é importar-se com o próximo.
Jesus podia ensinar sobre isso, uma vez que, Filipenses 2, fala de Cristo como alguém que se humilhou.
Na parábola da Grande Ceia Jesus nos apresenta três grupos de pessoas que são chamadas por Deus, mas que apresentam desculpas para não atender:
1. Primeiro Grupo é o que “comprou um campo”.
Israel se orgulhava de ser escolhido por Deus, sabia que tudo o que tinha era Deus que o tinha dado. O coração deles estava preso no que Deus havia feito por eles. Pensar na matéria era a forma de manifestar a fé deles. Eles queriam mesmo era ver o campo, e o que o campo podia dar. O objetivo de quem ia ver o campo era apenas material. A verdade é que esse evento era apenas uma desculpa para não atender o chamado.Qualquer convite na época de Cristo era feito com antecedência. Ninguém era pego de surpresa. O convite de Cristo é feito com antecedência, ninguém é pego de surpresa. Mas alguns insistem em dizer que foram surpreendidos.
Hoje há muita gente ocupada demais para Deus.
Existem muitos que conhecem a Cristo que também elaboram desculpas para não exercem o chamado de Deus.
Que desculpas você apresentou quando ouviu o evangelho pela primeira vez?
2. Segundo Grupo é “o que comprou bois”.
· Esse grupo, de fato, fez uma escolha por usufruir os seus bens. A vida desse segundo grupo é viver apenas lazer.
· Muitos escolhem os bens materiais em detrimento do chamado de Cristo.
· Divertimento é a prioridade da vida dos que “compram bois”. Comprar e curtir o que comprou, essa é a desculpa do segundo grupo.
3. Terceiro Grupo é dos que “estão casando”.
· Esse grupo não podia se privar de seus bons momentos para aceitar o convite de Cristo. Muitos quando são chamados por Cristo no momento em que os projetos materiais estão acontecendo. Cristo é lembrado quando as pessoas querem ver o casamento abençoado, mas o casamento tem servido como desculpa para ignorar o convite de Cristo.
· Cristo é lembrado quando as pessoas querem ver a familia abençoada, mas a familia tem servido como desculpa para ignorar o convite de Cristo.
· Que dificuldades você tem vivido para conciliar sua familia com o chamado de Deus?
· O chamado de Cristo é para fazer parte de uma grande ceia. O chamado de Cristo é para anunciar a grande ceia que Deus tem preparado.
· O chamado de Cristo é para que “forcemos os convidados” a participar da grande ceia.
· Qualquer um que dê desculpas a Deus colhe conseqüências.
· Cristo chama alguns para participar da grande Ceia, esses são os que não O conhecem.
· Cristo chama alguns para anunciar a grande Ceia, esses são os que O conhecem e devem fazer o nome d’Ele conhecido.
· Cristo chama alguns para “forçarem os convidados”, esses são os que aceitaram lutar por meio do discipulado e da oração pelos que não tem interesse ou força para atender o Seu chamado.
Conclusão: A prudência nos diz para não deixarmos Deus esperando após nos ter convidado para a festa que acontece na casa d’Ele. Não é conveniente apresentarmos a Ele desculpas para não participarmos da Ceia na casa dEle.
Pregação: Pr Paulo Falçarella