terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

No monte da entrega absoluta


2 
abraao_isaqueTexto: Gênesis 22:1-14
Introdução: Moriá é sinônimo de sacrifício e abnegação. Nesse monte, o patriarca Abraão passou a maior prova de sua carreira espiritual. Neste monte encontramos uma das mais nítidas imagens do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário. Parece que Deus usou a vida de Abraão como uma tela para pintar o retrato de seu próprio coração, como Ele voluntariamente deu o seu próprio Filho querido para morrer pelo pecado do homem. Esta é geralmente a forma como abordamos esta passagem. No entanto, há outra dimensão para este texto.
Gostaria de olhar para esta passagem do ponto de vista de Abraão. Quando eu leio a Bíblia, eu sou confrontado com a verdade que nenhum outro homem na Bíblia foi convidado a dar tanto. No entanto, como o sacrifício de Abraão ao Senhor é oferecido, não vemos nele o coração de um homem devastado quebrado. Em vez disso, vemos o coração de um adorador! Eu acredito que há lições que podemos aprender com Abraão hoje.
Como você e eu ao passar por esta vida, vai haver exigências feitas nas nossas vidas por Deus. Muitas vezes, essas exigências exigirão sacrifícios pessoais e profundos da nossa parte. De uma perspectiva humana, podemos não querer participar do que Deus nos chama a fazer. Contudo, a exigência de Deus na minha e na sua vida, é absoluta e inquestionável obediência à sua perfeita vontade, I Sm. 15:22; Rm. 12:1-2. Embora saibamos disso, há ainda uma parte de nós que quer se rebelar contra a ordem de Deus para nossas vidas. Hoje, eu gostaria de juntar-nos a Abraão como ele escala o monte da rendição absoluta. Há medidas que devemos tomar se nós vamos escalar o monte. Vamos nos juntar a este grande homem de Deus nesta montanha e ver o que é necessário para que também possamos estar no monte da entrega absoluta.
I. Envolve percepção. V. 1-2. Devemos estar em posição de ouvir Deus.
A. Isto exige um relacionamento - Abraão veio a conhecer o Senhor em Gênesis capítulo 12. A realidade de sua conversão é revelada em Gn 15:6. Seu relacionamento com os outros havia sido freqüentemente duro, Ló - 12:4; Egito - 12:10-20; Agar - 16:1-4; Gerar - 20:1-18. Ele não era perfeito, mas ele conhecia o Senhor. E você? Você já foi salvo?
B. Isso exige prontidão - Assim que Deus fala, Abraão responde!
Isto implica que ele estava ouvindo a voz do seu Senhor, e ele não estava enganado. Deus está à procura de pessoas que querem estar em um relacionamento profundo e íntimo com Ele - João 4:23. Se você tiver fome de Deus, você não irá se decepcionar!
C. Isso exige uma revelação - Deus revelou Seu plano para a vida de Abraão.
Esta era uma parte necessária do processo, pois ninguém pode conhecer a mente de Deus até que seja revelado pelo próprio Deus.
1. Observe como Deus define suas ordens - "teu filho, teu único filho Isaque, quem amas" O filho de Abraão, Ismael já tinha sido mandado embora. Agora, vem a ordem que levaria também Isaque. Deus estava pedindo tudo que Abraão tinha! Todas as suas esperanças, seus sonhos e seus planos estavam em Isaque. Deus diz: "dá tudo para mim!" Deus não quer nada menos do que tudo - Rm. 12:1; Lucas 14:26-27.
2. Observe como Deus detalha suas ordens - Deus foi muito preciso sobre o que Abraão deveria fazer. (Quando Deus fala, Ele pode não revelar todos os detalhes do seu plano, mas o próximo passo será sempre bem claro.)
3. Observe como Deus escurece suas ordens - Deus não explica o "porquê" para os homens! (Será que o "porquê?" Importa mesmo? Não! A fé sabe que o caminho de Deus, sempre leva ao que é bom para nós e para a glória dele. Romanos. 8:28.)
II. Envolve preparações. V. 3-5. Quando observamos Abraão fazendo o que o Senhor ordenou, vemos um homem que está completamente preparado. Há três áreas em que Abraão fez sua preparação.
A. Suas mãos estavam preparadas. V. 3 - Abraão não perdeu tempo, mas conseguiu e reuniu tudo o que ele precisava para fazer o que Deus havia ordenado. Há uma urgência nas ordens de Deus. No momento que ele chama é o momento em que você deve agir - João 9:4. A negligência tem causado a morte de muitas profundas experiências espirituais. Se há algo que vale a pena fazer para o Senhor, vale à pena fazer direito! Que possamos sempre recusar construir com materiais baratos! 1 Co. 3:12.
B. A sua cabeça estava preparada. V. 4-5 - Abraão tinha três dias e três noites para pensar sobre o que estava prestes a acontecer. Para ele, não fazia nenhum sentido tudo aquilo, mas ele fez sem questionar! Tudo o que ele sabia era que: 1.) Isaque era o futuro - Gn. 17, - 2.) Deus queria Isaque de volta! Embora ele não pudesse fazê-lo mentalmente, pela fé, ele estava disposto a obedecer a Deus. Esta é a chave para a vitória espiritual consistente! Somos chamados a andar pela fé, Rm. 1:17; II Coríntios. 5:7. Deus nos ajude a chegar ao lugar onde, mesmo quando os mandamentos de Deus não faz absolutamente nenhum sentido, nós ainda obedecemos sem questionamentos ou reservas!
C. Seu coração estava preparado. V. 5b - Abraão sabia porque estava lá. Ele foi lá para oferecer seu filho amado a Deus. Ele estava lá para dar tudo que estava presente naquele dia e tudo o que foi prometido para amanhã. Ainda,
assim Abraão olhou para aquele pedido de Deus como um serviço de adoração! Adoração - É atribuir valor a alguém! A adoração é ter um lugar de absoluta humildade perante Deus, deixando assim Ele, sozinho, no lugar de exaltação! Abraão viu Deus como sendo digno de receber tudo o que tinha sem causa ou sem reserva. Como ele poderia fazer isso? Porque Abraão sabia que Deus honra sempre a sua Palavra - Hb. 11:17-19. Observe sua declaração de fé em Gn 22:8 - "tornaremos a vós!" Este é o lugar onde Deus quer nos fazer chegar! Ele quer que você e eu estejamos em um lugar na vida onde ninguém ou nenhuma coisa em nossas vidas é mais precioso para nós do que Ele! Você pode dizer honestamente que Deus é mais importante para você que qualquer outra coisa na vida? Tenha cuidado antes de responder! Mat. 10:35-37. Você honestamente tem chegado ao lugar de total e absoluta entrega a Deus? Onde você está em relação a este assunto de entrega total? Você veio ao lugar onde nada é mais precioso do que Deus.
III. Envolve participação. V. 6-14 A. Esta participação é pessoal. V. 6 - Abraão pessoalmente colocou a lenha sobre Isaque. Ele pessoalmente tomou o fogo e o cutelo e ele pessoalmente tomou o caminho. Para Abraão, este foi um caso de empenho pessoal e sacrifício. Este tipo de vida foi modelado por Calebe - Josué. 14. O próprio Jesus é o exemplo supremo - Fp. 2:5-8, Lucas 22:42. E você, está pessoalmente, intimamente envolvido com Deus e Sua obra? Deus tem um plano perfeito, precioso para sua vida. Só com a sua participação ele será realizado.
B. Esta participação é profunda. V. 7-10 - Abraão obedeceu de boa vontade e completamente a ordem de Deus. Em nada ele desistiu de tudo o que tinha desejado, vivido e amado! O que é um ato de amor e adoração! Tens chegado a este lugar em sua vida? Como pode Abraão fazer isto? Fácil! Isaque já estava morto! Ele morreu no versículo 2, quando Deus o pediu para ele. Esse foi o nível de comprometimento deste homem com o senhor! E, Esse é o segredo para chegar ao cume do monte de absoluta rendição. Isaque já tinha sido oferecido no coração de Abraão!
C. Esta participação é poderosa. V. 11-14
1. Recebeu provisão de Deus. V. 11-14
 - Abraão entregou Isaque e o consegui de volta porque estava disposto para Deus. Simplificando, a fé de Abraão honrou o Senhor e Deus, por sua vez honrou a fé de Abraão.
Pense nisso, enquanto Abraão e Isaque subiam de um lado da montanha, um carneiro estava chegando do outro lado da montanha! Deus já tinha ido à frente e abriu o caminho! Isso ainda funciona! Nosso Deus ainda é o Jeová-Jiré. Quando fazemos o que Ele nos diz, não se importando com o que custo, nós vamos ver ele abençoar de uma maneira profunda!
2.  Ele recebeu o louvor de Deus. V. 12 - Abraão começou a ouvir o Senhor dizer: "Eu estou muito contente com você! "Este versículo aponta para todo o propósito por trás desse episódio. Deus queria que Abraão estivesse no lugar de total entrega e amor Ele. Isso é o que acontece em nossas vidas também! Deus não quer seu Isaque, Ele quer você! Existe alguma coisa em sua vida que você não está disposto a dar para o Senhor?
3. Ele recebeu a promessa de Deus. V. 15-19 - Deus renovou sua aliança com Abraão. Este é apenas um lembrete de que a condição de sua relação ainda estava intacta. Deus sabia o que Abraão iria fazer! Ele pôs à prova Abraão, para que pudesse ver o que estava em seu coração. Ele foi levado para um lugar abençoado de paz, provisão e promessas, porque colocou Deus antes de tudo na vida. Se você realmente quer o melhor de Deus, você deve colocar Deus em primeiro lugar, Mat. 6:33
Conclusão: Então, tudo que você tem são totalmente, absolutamente entregue a Deus? Deus realmente não está interessado em seu Isaque, é você que Ele quer! Será que ele tem tudo de você?
Pr. Aldenir Araújo