terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Você sabe quem é Jesus?

“Jesus” o nome mais conhecido em todo o mundo e provavelmente você já deve ter ouvido falar alguma coisa relacionada com esse nome. Mas será que você realmente conhece Jesus?







"Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai."
Filipenses 2:9-11


Alguns fatos sobre Jesus são bastante conhecidos pela maioria e comprovados na Bíblia, que é a Palavra de Deus:

 Jesus é o filho unigênito de Deus, enviado por Ele, para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna (João 3:16). Enquanto esteve aqui na Terra Jesus ensinou (Marcos 6:34), realizou milagres (João 2:1-11), curou enfermos (Lucas 8:40-56), libertou endemonhiados (Lucas 9:42), e mostrou muitas outras evidências de sua autoridade e poder.

O fato é que todos pecaram (Romanos 3:23) e Jesus veio para restaurar o reino de Deus (Romanos 5:19), através da obediência ao Pai, morrendo na cruz por nossos pecados (Isaías 53:5).
Jesus morreu para nos dar vida! Porém, não devemos lembrar de um Jesus morto, se não, ele não seria diferente de tantos mártires que conhecemos. Jesus veio ao mundo, viveu (Lucas 2:52), morreu (Lucas 23:44-47), mas ressucitou (Atos 1:3)!

Sim, hoje ele vive, e é capaz de perdoar pecados (Marcos 2:10), dar descanso à todos aqueles que estão cansados e oprimidos (Mateus 11:28) e fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.

Imagine que você está andando na rua e de repente é abordado por um repórter que pergunta se você conhece um determinado artista famoso ou uma figura bastante conhecida no cenário nacional. Em seguida, ele começa a te perguntar o que você sabe sobre essa pessoa e, provavelmente você saberia responder algumas coisas como, os principais trabalhos em que ele esteve envolvido, talvez algumas informações de sua vida pessoal como, a sua idade, se é casado ou não, se possui filhos, se esteve envolvido em algum escandâlo, entre outros. Por se tratar de alguém famoso, ou seja, bastante conhecido, você provavelmente saberia passar algumas informações sobre essa pessoa correto? Coisas que você já ouviu falar ou leu em algum lugar. Mas, e se esse mesmo repórter te perguntasse como esse artista é como pessoa, você saberia responder?
Se você refletir sobre essa questão, com certeza concluirá que, a única pessoa que poderia responder a essa pergunta com propriedade é alguém que realmente conhece a pessoa à quem estamos nos referindo. Bem, a mesma coisa acontece quando falamos de Jesus. Muitas vezes “achamos” que conhecemos Jesus por termos ouvido falar ou lido em algum lugar coisas a respeito dele, mas será que realmente o conhecemos?
Para sabermos quem é a pessoa de Jesus é preciso antes de tudo conhecê-lo e isso implica em termos uma vida em que ele faz parte.

(Efésios 3:20).
Talvez você já soubesse anteriormente de algumas coisas sobre Jesus e esse texto o ajudou a saber um pouco mais sobre ele. Mas se você quer realmente saber quem é a pessoa de Jesus e experimentar viver algo diferente, esse é o momento de conhecê-lo e convidá-lo para fazer parte da sua vida!




"E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos."
Atos 4:12



http://keylinhamelo.blogspot.com/


Read more: http://rochaferida.blogspot.com/2011/10/quem-e-jesus.html#ixzz1kf0Fl1qo

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Quando Deus Chama

Texto: II Timóteo 1:8-11

INTRODUÇÃO:

Se você pudesse receber um chamado de alguém hoje à noite; de sua escolha, quem ele ou ela seria? Por que você quer falar com essa pessoa em particular? O soberano Senhor do universo também chama você e eu, e como nós respondemos o seu chamado é crítico.
O chamado de Deus é: 
- Específico 
- Pessoal 
- Comando 
- Convocação 
  

I. DEUS TEM CHAMADO O HOMEM DESDE O INÍCIO DOS TEMPOS.

A. Exemplos do Antigo Testamento: Adão e Eva, Moisés, Josué, Gideão, Samuel, Isaías, Jeremias. 
B. Exemplos do Novo Testamento: João Batista, os discípulos de Jesus, as pessoas que ouviram o Evangelho, o apóstolo Paulo. 
  

II. O CHAMADO TRÍPLICE DE DEUS:

A. O chamado à salvação 
1. Esta é o primeiro chamado de Deus para cada um de nós (Mateus 11:28, 32; I Timóteo 6:12). 
2. Na cruz, Cristo pagou nossa dívida de pecado para que Deus pudesse justificar a você e a mim e fazer-nos Seus filhos. 
B. O chamado para Santificação 
1. É a vontade de Deus que tenhamos uma vida santificada (I Tessalonicenses 4:3). 
2. "Santificado" não significa "sem pecado". Significa "andar com Deus", ou "separado para Deus”. 
3. Entregue a sua vida ao Senhor. Essa entrega é um evento único e um processo contínuo. 
C. O chamado ao serviço 
1. Nós fomos salvos para as boas obras (Efésios 1:8-9). 
2. Quando você confiou em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, você abriu mão de todos os seus direitos. 
  

III. A SERIEDADE DO CHAMADO DE DEUS

A. É um chamado pelo soberano, santo Deus. 
B. Minha resposta seja sim ou não, me afeta imediatamente. 
C. Isso afeta o meu destino eterno (Mateus 22:14). 
D. Eu não posso simplesmente ser salvo quando eu "estiver preparado" (João 6:37, 44, 65). 
E. Deus me chamou antes de eu nascer (Gálatas 1:15; Efésios 1:4-5). 
F. O chamado de Deus é irrevogável, não importa o quão difícil é a vida. 
  

IV. SOMOS RESPONSÁVEIS ​​DE RESPONDER AO CHAMADO DE DEUS.

A. Teremos que dar conta de como nós vivemos nossas vidas (I Coríntios 3:12-16). 
B. Seremos recompensados ​​pelas tarefas mundanas que ninguém mais sabia que fizemos. 
C. Ele vai recompensar-nos com base na quantidade de verdade que ouvimos e na quantidade de oportunidade que tivemos, e o que fizemos com elas. 
  

CONCLUSÃO:

Você já respondeu o chamado sobre o seu destino eterno, o chamado para a salvação? Se já; você está disposto a dizer a Deus que você quer que ele faça a vontade dele na sua vida? Responder ao seu chamado é benção; recusá-lo é desastroso. 
Pr. Aldenir Araújo

domingo, 29 de janeiro de 2012

Quando a ansiedade vem...

Texto: Filipenses 4:4-9

INTRODUÇÃO:

A ansiedade interfere com o sono, atrapalha a concentração e atrapalha a produtividade. Mas os filhos de Deus não tem que permitir que esta emoção destrutiva controle suas vidas. Mesmo quando os crentes vivem através das circunstâncias dolorosas, podem experimentar a paz além da compreensão humana.

I. QUAL É A NATUREZA DA ANSIEDADE?

A. Esta emoção pode ser definida como uma imensa sensação de tensão que fragmenta nossos pensamentos e divide nossas mentes. 
B. A Bíblia nos ensina como evitar que as preocupações controle nossas vidas.
Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6-7). 
C. Por que é tão importante aprendermos a lidar com a ansiedade? 
1. A preocupação perturba nossos pensamentos, por isso não podemos pensar claramente ou tomar decisões sábias. 
2. Nossa produtividade diminui por causa da irritação desperdiça tempo e energia. 
3. Os relacionamentos com nossos cônjuges, familiares, colegas e amigos sofrem. 
4. A ansiedade contribui para uma série de problemas de saúde. 
5. Ela indica uma falta de confiança em Deus e dificulta nosso relacionamento com Ele (Mateus 6:31, 34). 
  

II. COMO VOCÊ E EU SUPERAMOS A ANSIEDADE?

A. Orando corretamente: 
1. Os cristãos devem orar em todas as circunstâncias e situações (Filipenses 4:6). 
2. Em vez de focar exclusivamente em uma lista de pedidos, devemos procurar a adorar e louvar o Senhor. Deus já conhece as nossas necessidades, e Ele tem o poder de supri-las. 
3. Os crentes devem orar especificamente, especialmente quando intercede por outros. 
4. Os cristãos devem clamar ao Senhor em súplica (Filipenses 4:6). Esta palavra indica um derramamento apaixonado do coração (Salmo 34:17; Hebreus 5:7), em contraste com meras palavras (Isaías 29:13). Como filhos de Deus, podemos confiar que Ele vai responder às nossas orações fervorosas. 
5. Devemos fazer nossas petições "com ações de graças" (Filipenses 4:6). Quando Deus não responde as nossas orações imediatamente, ou quando Ele diz não; devemos continuar a ser gratos pelo que já temos. 
B. Pensando corretamente: 
1. Nossos pensamentos afetam diretamente a ansiedade que sentimos. Os cristãos devem permanecer sobre "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4:8). 
2. Em vez de se preocupar com o que o futuro trará, tente se concentrar em seu relacionamento com o Senhor. Buscar a Sua vontade sobre seus objetivos e finalidade da vida para hoje, amanhã e no futuro. 
3. Como cristãos, nós ainda enfrentamos a adversidade, mas Deus pode nos dar paz sobrenatural em meio ao sofrimento (João 14:27). Nada acontece a menos que Ele permita. E o Senhor promete usar as situações difíceis para o nosso bem (Romanos 8:28). 
C. Vivendo corretamente: 
1. Aqueles que levam vidas ímpias não podem experimentar uma paz duradoura. E as pessoas que não conhecem o Senhor não têm esperança de vida após a morte (Mateus 7:23). Eles podem mascarar seus medos com drogas, álcool, trabalho, ou alguma outra distração. Mas essas pessoas muitas vezes vivem com apreensão sobre o seu futuro eterno. 
2. Devemos ser obedientes a fim de estar livre da ansiedade (Filipenses 4:9). 
  

CONCLUSÃO:

Entregue suas preocupações a Deus. Determine a meditar sobre as coisas verdadeiras e justas, e entrega o controle de sua vida a ele. O Senhor lhe dará a graça de superar a ansiedade. Sim, você ainda pode enfrentar dores, decepções ou dificuldades. Mas você pode aprender a dizer com o apóstolo Paulo, “... porque já aprendi a viver em qualquer situação" (Filipenses 4:11). 

Pr. Aldenir Araújo

sábado, 28 de janeiro de 2012

A chave para a Oração Respondida

Texto: Mateus 7:7-11

INTRODUÇÃO:

Como você se sente quando parece que Deus não esta respondendo as suas orações? Talvez você esteja pedindo para ele atender a uma necessidade urgente ou conceder um desejo particular, mas nada parece estar acontecendo. Em situações como essas, a maioria dos crentes são tentados a desistir. Mas em Mateus 7:7-8, Jesus prometeu: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á"
Dentro desta passagem está à chave para a oração respondida: Deus responde quando Seus filhos buscam a Sua face com perseverança e confiança.

I. SE QUISERMOS QUE O SENHOR RESPONDA NOSSAS ORAÇÕES, DEVEMOS...


1. Orar com perseverança.

a. O que Jesus quis dizer quando disse "buscar" "bater" em Mateus 7:7-8? Ele estava convidando os crentes a aproximar do Pai livremente com nossas petições, esperando que ele proverá tudo o que precisamos. Os verbos nesta passagem são melhores traduzido como"buscar, e continuar buscando" e "bater, e continuar batendo" Em outras palavras, alguns dos presentes que Deus tem para nós virá somente após longos períodos de espera e de oração. 
b. O Pai sempre responde às nossas oraçõesmas essas respostas podem vir de três formas. 
i. Ele às vezes diz "sim" imediatamente ou dentro de um curto período de tempo. Ao responder às nossas orações rapidamente, Deus abre os nossos olhos para quão fiel Ele vai estar com outras necessidades trazidas diante dele. 
ii. Outra resposta é "espera". Quando você sentir que o Senhor está dizendo "espera", peça a Ele para revelar quaisquer motivos errados ou perspectivas erradas que possam estar contribuindo para o atraso (Tiago 4:3). Perseverar na oração dá ao pai a oportunidade de trabalhar dentro de nós e em nossas circunstâncias. 
iii. Uma terceira forma de Deus responder é: "eu tenho algo melhor" O Pai conhece suas necessidades e desejos, e Ele realmente quer conhecê-los. No entanto, Ele às vezes retém o que queremos se não é o Seu melhor para nossas vidas. No entanto, devemos continuar orando no momento certo, o Senhor vai cumprir os nossos desejos da forma mais satisfatória possível. 
  

2. Orar com confiança.

a. Confiança na oração é a fé na fidelidade de Deus. Nosso Pai Celestial pode ser confiável para nos dar os presentes que são benéficos em todos os sentidos (Mateus 7:9-11). 
b. É sempre melhor esperar no tempo perfeito de Deus. Pense em como Maria e Marta esperou enquanto Lázaro estava morrendo. No início, a demora de Jesus não parecia boa para as irmãs, mas qual foi o resultado final? O Salvador fez algo melhor do que curar Lázaro, Ele o ressuscitou dentre os mortos. (João 11:1-44). Para este dia, nós estamos falando sobre esse milagre que provou o poder de Jesus sobre a morte. 
  

CONCLUSÃO:

Há algo que você está pedindo a Deus, mas ainda não recebeu? Se assim for, não desanime. Persista em oração, confiante de que Ele está preparando algo especial para você. Deixa-o trabalhar em seu coração e nas suas circunstâncias. Talvez Ele logo vá prover exatamente o que você está pedindo, ou talvez você será surpreendido com um presente muito melhor. Seu Pai Celestial se compraz em te abençoar, porque Ele te ama e quer que você experimente intimidade com Ele, o melhor presente que alguém pode ter. 

Pr. Aldenir Araújo

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Atitudes na Oração

Proposição: Para ter a atitude certa em oração devemos pedir com... 
1) Fé, 
2) Gratidão, 
3) Perseverança. 
Objetivos: Cada pessoa deve compreender estes pré-requisitos para a oração e por que eles são pré-requisitos?
Para despertar, lembrar, exortar e encorajar todos a orar com mais fervor, mais ação de graças, e perseverança. 
  

INTRODUÇÃO:

1. Ler: Tiago 5:16b "muito pode, por sua eficacia, a suplica do justo" 
2. Sobre o texto: A oração de Elias. 
a. Em exortando seus irmãos cristãos para oração, Tiago faz esta declaração. 
b. Ele suporta esta afirmação citando Elias como um exemplo. 
c. Elias orou a Deus e Deus reteve as chuvas. 
d. Elias orou novamente para as chuvas e elas vieram. 
e. A oração de Elias foi eficaz, fervorosa, e justa. 
f. Quando nossas orações são assim, Deus ouve e responde. 
g. O que devemos fazer para que a nossa oração seja do mesmo caráter da oração de Elias? 

Para ter a atitude certa em oração devemos pedir com... 
  

I. FÉ - FÉ NA ORAÇÃO

1. A dúvida não pode ganhar a confiança de Deus com as Suas bênçãos. 
2. Esta é a lição da figueira. 
a. Mateus 21:22 - "E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, recebereis" Veja também Marcos 11:22, 23. 
b. Marcos 11:24 "Por isso vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis" 
3. Pedro nos ensina essa lição também em Mateus 14:25-32. 
a. Quantas vezes somos como Pedro? 
b. Estamos quase na meta e nós desistimos no final? 
4. I Timóteo 2:8 "sem duvidar". 
5. Tiago 1:5-7 "pedir com fé" 
6. Devemos orar com fé. 
  

II. GRATIDÃO NA ORAÇÃO.

1. Os ingratos não reconhecem a verdadeira fonte de suas bênçãos. 
2. Lembra-se do samaritano agradecido? Lucas 17:16-18. 
3. Deve caracterizar o nosso ser: Col. 3:15 "sede agradecidos" e 17 "dando graças a Deus Pai por meio dele" 
4. Deve acompanhar as nossas petições a Deus. Filipenses 4:6 "Não estejais inquietos por coisa alguma: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças”. 
5. Considerado como parte de louvar a Deus. Hebreus 13:15 "Portanto ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome" 
6. Devemos orar em gratidão. 
  

III. PERSEVERANTE NA ORAÇÃO.

1. Aqueles que não são perseverantes na oração não conseguem reconhecer a sua constante dependência de Deus. 
2. Lembra-se da parábola do juiz iníquo. Lucas 18:1-8. 
3. I Tessalonicenses 5:17 "Orai sem cessar". 
4. Um atributo do amor: Romanos 12:12 "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverando em oração" 
5. Parte da armadura cristã: Efésios 6:18 "Orar sempre com toda oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda perseverança e súplica por todos os santos"; 
6. Devemos orar com perseverança. 
  

CONCLUSÃO:

1. Qual é a sua atitude em oração? Com... 
a. Fé 
b. Gratidão 
c. Perseverança 
2. Convite 
a. Se você é um cristão, mas se afastou. 
a) Você já deixou de orar? 
b) Se você deixou de orar, então você deixou de depender de Deus para sua salvação. 
c) Mude as coisas hoje. 
b. Se você não é um cristão, esta noite... 
a) Deus não pode ouvir as suas orações por causa do seu pecado, Isaías 59:2. 
b) Preste atenção ao plano que Ele tem para a salvação do homem hoje! 

Pr. Aldenir Araújo